Como melhorar seus resultados em um mundo de constante mudanças segundo Paulo Ibri


Primeiramente, gostaria de lhe agradecer por conceder esta entrevista. Como não poderia ser diferente, gostaria de saber como foi o processo de escrita da obra, já que se trata de seu primeiro livro.

Foi um processo bastante prazeroso e de grande aprendizado. Assim como todas as coisas que você faz pela primeira vez, é preciso de muita dedicação e disciplina para executar a tarefa até o final. No começo, é natural que fiquemos um pouco “travados” devido à falta de experiência ou à possibilidade de irmos pelo caminho contrário, no entanto, como aprendi ao longo de minha jornada, a ação contínua e a determinação para alcançar um objetivo superam qualquer desafio.

Tendo em vista o mercado editorial para o qual o você escreve, qual é o público-alvo do livro?

O meu leitor é alguém que deseja atingir algo a mais em sua vida e percebeu que a maioria das pessoas, no mundo inteiro, vive dentro de uma caixinha chamada status quo, dando a impressão de que já nasceram com tudo predeterminado em relação ao que devem fazer e atingir, e que o mundo fora disso se parece distante ou inatingível.

As pessoas que começam a criar consciência de que podem fazer algo diferente e de que são responsáveis pelas próprias escolhas, já costumam ter um senso de realização pessoal acima da média.

Quero que meu livro seja um guia e uma inspiração não só para aqueles que querem fazer de sua vida e seus resultados algo diferente, como também para aqueles que querem otimizar sua performance e chegar muito mais longe do que haviam imaginado.

O senhor fala muito sobre gerenciamento de tempo, poderia nos dizer como aplicá-lo na prática?

Existem muitas ferramentas de gestão de tempo que podem ajudar as pessoas a otimizá-lo de forma mais adequada. O importante é se adaptar à ferramenta que será utilizada.

Independentemente disso, todos que desejam atingir mais resultados em um menor espaço de tempo devem ter uma To Do List (lista de afazeres) muito clara, assim como suas metas e o porquê de fazerem o que estão fazendo.

Deste modo, ao fim do dia, a gestão de tempo serve para fazer mais e conquistar mais. Então, o básico é sempre começar dia mais cedo, cortar as atividades que consomem tempo e não lhe deixam mais próximo de alcançar suas metas. Por exemplo: bater papo durante um longo período no escritório. Além disso, sempre ter ciência de quando uma atividade é urgente ou simplesmente um incêndio a ser apagado, e do que é uma atividade importante e que terá impacto em sua vida.

Vivemos em um mundo de distrações. As pessoas estão cada vez mais viciadas em celulares e redes sociais. Como lidar com isso e qual dica daria aos seus leitores para combater o vício?

Concordo que esse vício está crescendo cada vez mais e acho que devemos pensar até um pouco além. As pessoas não estão apenas viciadas no celular, também estão cada vez mais viciadas em acompanhar a vida das outras nas redes sociais, com o desejo de viver o que o outro está vivendo. Isso é péssimo, pois desperdiçam um tempo precioso que deveria ser utilizado para pensar em como atingir seu máximo, somente imaginando como seria viver a vida de outra pessoa, o que não é saudável.

O celular, para mim, deve ser visto como uma ferramenta de trabalho, assim como as redes sociais. Utilize as redes sociais para ser observado pelos outros, não para observá-los. Não assista às notícias, faça notícias.

Se tivesse que mencionar apenas uma qualidade de uma pessoa bem-sucedida, qual seria? Como definir essa qualidade?

Eu diria que a maior qualidade de todas é a resiliência, que é a capacidade de enfrentar situações difíceis e adversas e continuar batalhando, continuar seguindo em frente. Não existe sequer uma pessoa bem-sucedida no mundo, seja em qualquer ramo: esportes, negócios, empreendedorismo, que não tenha essa qualidade e mentalidade.

Não importa o quanto alguém esteja preparado, este sempre enfrentará situações adversas ao longo de sua trajetória. As pessoas bem-sucedidas colocam um esforço descomunal no mundo para que as coisas aconteçam e, para cada ação, existe uma reação. Sempre haverá incidentes, temos que aprender a lidar com eles da melhor maneira possível.

Quais foram os livros e autores que mais lhe influenciaram? Quais são seus livros de cabeceira?

Tenho alguns livros que impactaram a minha vida em diferentes aspectos. Acredito que cada momento da vida pessoal e profissional pede uma leitura diferente. Tenho como livros de cabeceira que leio todo ano: Pense e Enriqueça, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e O Poder do Hábito.

Se hoje fosse o seu último dia de vida e você pudesse deixar apenas uma mensagem para a humanidade, qual seria?

Quando chegar a sua hora de partir, é melhor se arrepender pelo que fez e não deu certo do que pelo que não teve coragem de fazer.

Não deixe de adquirir o livro ALTA PERFORMANCE & IMPACTO Como melhorar seus resultados em um mundo de constante mudança.

Powered by Alta Books

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

 2018-2020 Starlin Alta Editora e Consultoria Eireli

CNPJ:04.713.695/0001-00

Rua Viúva Cláudio, 291 - Rio de Janeiro - RJ

CEP:20970-031

Horário de Atendimento:

Segunda a Sexta -  8:30h às 17:30h

 

Contatos:

Telefone: (21) 3278-8069 / (21) 96922-9043

E-mail: bookclub@altabooks.com.br